sexta-feira, 10 de julho de 2015

LIVROS/SÉRIES - Resenha: The Vampire Diaries - Livro X Série, qual é melhor?


Oi, pessoal!!!!!

Não é de hoje que ouço a velha rixa entre The Vampire Diaries - a série vs. The Vampire Diaries - o livro. A maioria das pessoas dizem que preferem a série e julgam MUITO o livro, e eu entendo porque o livro e a série são COMPLETAMENTE diferentes, a única coisa igual é o triângulo, Damon, Elena e Stefan, do resto, tudo é diferente. Por muito tempo ouvi as pessoas comparando a série e o livro e hoje decidi dar a minha opinião sobre o assunto.

COMEÇANDO COM OS LIVROS:


Os livros são os mais criticados, por 90% das pessoas. Eu sinceramente só li os que estão na imagem acima, que são 8, pois ao total, são 13 livros, alguns ainda nem chegaram no Brasil. E na minha opinião? Eu AMEI todos!!! O livro tem muito mais suspense e terror do que a série, é muito mais sombrio, muitas das vezes quando eu passava a madrugada lendo, eu ficava com medo, coisa que não acontece na série. O livro vive te surpreendendo, desde os sustos até os momentos "awwwn". Pra quem é TEAM Delena (Damon+Elena) como eu, vai achar os 4 primeiros livros uma melação sem fim, se na série Stelena (Stefan+Elena) já é "mimimi" demais, no livro vocês podem triplicar (uma coisa boa pra quem é TEAM Stelena). Mas ainda assim, os poucos momentos Delena que tem nos 4 primeiros livros são de tirar o ar de qualquer um!
E agora vocês estão se perguntando, então por que todo mundo fala tão mal dos livros? Eu digo o motivo: os 4 primeiros livros ("O Despertar", "O Confronto", "A Fúria" e Reunião Sombria") foram escritos em 1991/1992, ou seja, uma escrita totalmente diferente do que temos atualmente e depois, com quase 16 anos sem nenhum livro novo, a nossa querida autora L.J. Smith, lançou outros 3 livros no ano de 2009, The Vampire Diaries - The Return ("Diários do Vampiro - O Retorno", com 3 livros, "Anoitecer", "Almas Sombrias" e "Meia Noite".) Com um espaço tão grande de anos sem escrever, quando a autora retornou, havia mudado muita coisa, nos 4 primeiros livros não é citado o uso de celular, ou computador, coisa que já tinha nos outros 3 livros. Foi um choque de "épocas" diferentes e realmente acho que a autora tenha errado aí mesmo. 
Outra coisa, se você quiser ler a saga The Vampire Diaries é necessário ter uma mente MUITO aberta, porque o estilo dela escrever é diferente, as ideias dela são diferentes. O problema é que as pessoas estão tão acostumadas com aquele mesmo tipinho-de-livro-de-sempre, que tudo gira em torno do fulaninho e não fala sobre outros personagens, não conta a história de todos eles. E com TVD não é assim, a história conta sim sobre o triângulo amoroso, mas tem muito mais, ao desenvolver dos livros você fica conhecendo a vida dos outros personagens também, como cenas SÓ deles. E as ideias, mesmo que loucas, como árvores que têm vida, e um demônio raposa, conhecido como kitsune, são ideias BRILHANTES, e que te envolvem, te deixam curioso pra entender do que se trata. E não, a autora não inventou nada, ela não é louca, o kitsune é uma lenda japonesa muito conhecida, que inclusive já foi usada na série Teen Wolf
Os personagens nos livros são ainda mais intensos e complexos, e ao contrário da série, com o passar dos livros, o personagem não perde sua essência, ele continua lá como sempre foi desde o começo. Eu, como fã número 1 completamente louca endoidecida por Damon Salvatore, devo dizer que nos livros ele só consegue ser mais perfeito, mais sarcástico, engraçado, irônico, sádico e tudo-de-bom! 




O livro é bem diferente da série como, por exemplo, os personagens. Nos livros, Elena é loira, dos olhos azuis e a típica patricinha manipuladora, e na série é totalmente diferente. Damon também é diferente fisicamente, nos livros ele tem cabelos pretos e compridos, olhos pretos também, uma pena, porque eu não consigo imaginar outra pessoa fazendo Damon Salvatore a não ser Ian Somerhalder com aqueles lindos olhos azuis, aiai.... Continuando, nos livros Bonnie é ruiva, e não é uma Bennett, ela é de outro "clã", Stefan não muda nada fisicamente, ele também tem olhos verdes como o Stefan da série. Enfim, já deu pra vocês terem uma ideia, agora é só criar coragem e se jogar nesses livros maravilhosos. E na minha opinião, eu prefiro os livros. Leiam e me contem o que acharam depois! ;)

A SÉRIE:


Como a série mesma já diz, "BASEADO nos livros de L.J. Smith", ou seja, nem tudo (quase nada) é igual aos livros. Mas vamos lá, mesmo que eu prefira os livros, eu tenho que dizer que eu nunca conheci uma série tão maravilhosa quanto essa, e olha que eu já assisti MUITAS. E sabem por que essa série é completamente diferente das outras? Tente pensar em 20 teorias para o próximo episódio, e nenhuma delas ser verdade. Tente ter uma conversa de uma hora analisando só UM personagem. Tente achar tantos atores lindos em uma série só. Tente ficar de boca fechada um episódio inteiro. Isso não existe em nenhuma outra série!! Cada personagem ali é único e não tem como você não gostar de algum, porque todos são maravilhosos do jeito que são. A história te envolve e a cada episódio e você nota que está cada vez mais viciada.
A série atualmente está indo para a 7ª temporada, que estreia em outubro (e última infelizmente, peguem meu lencinho, por favor!) e ver como cada personagem cresceu e se desenvolveu com o passar das temporadas é de deixar o olho de qualquer um marejado de tanto orgulho. Nem preciso falar do melhor shipp do UNIVERSO né?? Delena conseguiu superar qualquer casal de qualquer série ou novela, a química entre Ian Somerhalder e Nina Dobrev é indiscutível, um casal que te faz rir, chorar, se emocionar e se ver cada vez mais envolvido com a história dos dois. Kevin Williamson e Julie Plec estão de parabéns, porque nunca na TV americana uma série de vampiros e criaturas místicas fez tanto sucesso! Definitivamente minha série favorita de todos os tempos.

É isso pessoal, eu espero que vocês tenham gostado e que leiam os livros, assistam à série e tirem suas próprias conclusões. Beeeeeeijos!
                                                                                                                                        Gabriela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário